Jardim Margarida ganha ônibus municipal que liga Bairro à Estação Suzano da CPTM
25 de agosto de 2015Após articulação do vereador Juliano Abe, de Mogi das Cruzes, transporte municipal com menores tarifas é implementado e beneficia diretamente quatro mil moradores
Os quatro mil moradores do Jardim Margarida, bairro da Divisa de Mogi das Cruzes, agora contam com uma tarifa mais baixa para se deslocarem do bairro até a Estação Férrea da CPTM na cidade de Suzano. Isso porque após a articulação do vereador Juliano Abe (PSD), de Mogi das Cruzes, o itinerário passou a ser operado pela empresa Radial, que respondem pelo transporte público de Suzano.
A conquista foi fruto da atuação conjunta entre o parlamentar mogiano, o deputado estadual Estevam Galvão (DEM) e a diretoria da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Em maio deste ano, o vereador mogiano se dirigiu à sede da EMTU para reiterar o pedido diretamente ao diretor-presidente da Empresa, Joaquim Lopes da Silva Júnior.
“Ter o pedido acolhido pela EMTU demonstra atenção que os órgãos públicos vinculados ao Estado dão aos pleitos de Mogi das Cruzes”, diz o vereador Juliano, que anteriormente a este encontro, com apoio do vereador suzanense Said Raful (DEM), já havia se reunido para debater este assunto com as Secretarias de Transportes de Mogi e Suzano, que se mostraram muito favoráveis ao pleito.
A demanda por um transporte que ligasse o Bairro ao centro comercial de Suzano era uma antiga reivindicação da comunidade local, que embora residam em Mogi das Cruzes, por estarem localizados nas proximidades da Divisa com a cidade de Suzano, costumam buscar o deslocamento à cidade vizinha pela proximidade ao centro urbano.
“Pedimos por algumas vezes para a EMTU prosseguir com os estudos técnicos para viabilizar a exploração de transporte público municipal entre o Jardim Margarida até a Estação de trem de Suzano”, explica Juliano.
Tal luta teve o reconhecimento das lideranças do Jardim Margarida. Henrique Soares, líder do bairro, foi um dos primeiros a comemorar a implantação do transporte municipal. “Foi uma conquista importante que ajudou muito os moradores do Bairro. Este é um pedido que vem sendo feito há muitos anos, mas nunca conseguimos concretizar. O vereador Juliano foi até a Capital e insistiu até que o benefício saísse do papel”, conta.
Segundo Soares, além de tarifas mais baratas, a mudança trouxe uma oferta maior disponibilidade de veículos atendendo ao itinerário, reduzindo o tempo de espera. “Agora está tudo mais dinâmico. Estudantes e trabalhadores são os mais beneficiados”, salienta Soares.