Divino Verde termina com resultado positivo

10 de julho de 2019

Entre as ações realizadas neste ano, o projeto foi responsável pelo descarte correto de quase 10 toneladas de resíduos orgânicos e reciclável durante a Festa do Divino.

material-educativo-divino-verde02
Criado para promover conscientização sobre o meio ambiente, em Mogi das Cruzes, o Junho Verde termina com saldo positivo. Entre as ações realizadas no mês passado está o Divino Verde, projeto realizado durante a Festa do Divino, e que, neste ano conseguiu realizar o correto descarte de quase 10 toneladas de resíduos orgânico e reciclável.

Iniciado há sete anos pelo atual vice-prefeito Juliano Abe, quando ainda era vereador e realizado em parceria com a Associação Pró-Divino, o Instituto Embu de Sustentabilidade e a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o projeto tem como objetivo minimizar os impactos causados pelo grande volume de resíduos gerados ao longo de 11 dias de festividades.
Para que isso aconteça, poder público, voluntários e frequentadores da Festa do Divino se mobilizam em prol de um bem comum: a preservação do meio ambiente.

Na edição de 2019 da festa, que é considerada a maior manifestação religiosa e cultural de Mogi das Cruzes, foram gerados 7,4 toneladas de resíduos orgânicos e 2,8 toneladas de resíduos recicláveis.

“O levantamento do volume de lixo gerado só foi possível graças a ação coordenada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, e um grande time, entre eles os 47 agentes ambientais, voluntários da Família Solidária do Fundo Social e capacitados pela Prefeitura para realizar a distribuição de 25 mil folhetos sobre conscientização e coleta seletiva”, analisa Abe.

Aos agentes também se uniram os trabalhadores voluntários das barracas, bem como as entidades participantes do evento, que praticaram o uso consciente de recursos naturais, como a água, e diminuíram o consumo de itens não biodegradáveis, como a sacola plástica que foi substituída por sacos de papel.

Ainda durante o evento, a Comunidade Rosa Mística com o Projeto Reciclando Vidas, conseguiu promover o descarte correto e a reciclagem de 600 litros de óleo.

Motivados pela ação dos voluntários e pela campanha Divino Verde, o público também cumpriu seu papel e cerca de 13 mil pessoas contribuíram para o descarte correto nas 100 lixeiras de coleta seletiva espalhadas pelo espaço da festa.

Mas, apesar de se tratar de uma ação pontual, o legado do Divino Verde se estende muito mais além do que os 11 dias de festa.

“Ele se reflete no plantio de 38 árvores, que irão compensar o impacto dos veículos utilizados pelas entidades durante as festividades, no reaproveitamento de resíduos e, o mais importante no engajamento da população, que diante desse incentivo e orientação passam a atuar de forma ostensiva na preservação do meio ambiente”, comemora Juliano Abe.