Abril Azul, Mês Mundial da Conscientização do Autismo

2 de abril de 2019

Instituído pela ONU em 2008, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, tem como objetivo disseminar a informação, promover a inclusão e combater o preconceito sobre a síndrome.

conscientizacao_autismo_marcela_christian
Os sinais de que uma criança seja portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem variar, mas a ausência de contato visual, dificuldades de interação com adultos ou crianças e atrasos na fala pedem uma avaliação médica detalhada.

“E é justamente por apresentar uma gama tão rica de características que o diagnóstico se mostra fundamental para que a criança tenha seu desenvolvimento intelecto-social assegurado por meio de políticas públicas, que garantam uma rede de apoio e educação adequados. Essa é uma luta constante da Prefeitura de Mogi das Cruzes”, explica o vice-prefeito Juliano Abe.

De acordo com estimativas, há cerca de 5 mil pessoas com autismo em Mogi. Segundo a Prefeitura, 227 alunos com Transtorno do Espectro Autista são atendidos na rede municipal de ensino, distribuídos entre a Escola Municipal de Educação Especial Professora Jovita Franco Arouche (Emesp), o Pró-Escolar e as 16 salas de Atendimento Educacional Especializado. Essas unidades oferecem atendimentos pedagógicos especializados, como fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia e educação física adaptada.

Apesar do atendimento aos alunos, ainda faltam equipes capacitadas, na rede pública ou privada, para estimular a inclusão de pessoas com autismo à sociedade.

Para mudar essa realidade, Abe defende a criação de uma Clínica-Escola. A pauta vem sendo discutida constantemente por se tratar de um assunto de grande importância para a atual gestão municipal.

“Nesse espaço, as crianças poderão ter a oportunidade de desenvolver as habilidades intelectuais e comportamentais, com acesso a uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas educacionais e psicopedagogos focados em lidar com o TEA”, defende o vice-prefeito.

Segunda Caminhada Azul em Prol do Autismo – Mogi das Cruzes

O evento organizado pela Igreja Bola de Neve, será realizado dia 28 de abril, domingo, a partir das 6h30, e, além promover a conscientização sobre o autismo, tem como objetivo arrecadar recursos para a construção de salas para atender crianças autistas de nosso município.

De acordo com a organização, o percurso será leve, sem subidas ou descidas e com cerca de 8km de extensão. Crianças são bem-vindas e carros de apoio estarão a postos para dar toda a assistência necessária ao público.

Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível e pagar a taxa de R$ 35, que também dará direito a camiseta, squeeze, lanche, água, uma semana de treino na academia Arena e a concorrer a muitos prêmios.

Mais informações: 11 94184-7328
www.facebook.com/caminhadaazulmogi/
www.instagram.com/caminhada_azul/