“Mais Câmeras, Mais Ação!” – Segurança para Mogi

22 de janeiro de 2013

A visita do novo secretário estadual de Segurança Pública Fernando Grella a Mogi das Cruzes foi marcada pelo anúncio de que a Cidade vai contar, até o final do ano, com mais 150 câmeras de monitoramento previstas para serem instaladas em todas as principais entradas do Município, além de vias secundárias. Todo o sistema é controlado pela CIEMP – Central Integrada de Emergências Públicas -, atualmente com 283 equipamentos, sendo 77 câmeras fixas e 206 móveis – que têm movimentos e amplitude de 360º.

Considero este projeto de extrema importância para a Cidade e vem de encontro com o que planejamos em nosso PGP – Plano de Gestão Parlamentar -, documento redigido com a participação da população, que nos trouxe as principais reivindicações de vários setores de Mogi das Cruzes, inclusive na questão da segurança. E o monitoramento por câmeras é um dos pontos que defendemos para auxiliar no combate e inibição da ação de criminosos. Por isso, no nosso PGP há o programa “Mais Câmeras, Mais Ação!”, que resume o que a população mais pede: vigilância em nossa Cidade.

Os novos equipamentos anunciados na visita do secretário Fernando Grella a Mogi das Cruzes serão interligados com a Ciemp, criada no governo de meu pai, Junji Abe, em junho de 2005 com o objetivo de auxiliar o trabalho das Polícias Civil e Militar em Mogi das Cruzes. Na oportunidade eram 34 câmeras móveis e 60 fixas em escolas e unidades de saúde do Município. Naquele período, Junji já pensava na segurança e bem estar dos mogianos.

No projeto anunciado pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) em conjunto com o secretário de segurança estadual Grella, a Prefeitura entrará com o dinheiro necessário para a implantação de todo o sistema. A estimativa é de que o investimento chegue a R$ 2 milhões. Dentre os aparatos previstos neste futuro convênio entre os Governos Municipal e Estadual está a instalação de um monitor na sede do COPOM – Comando de Operações da Polícia Militar, que receberá as imagens de situações suspeitas dos equipamentos já existentes em Mogi.

Além disso, o plano prevê a implantação de câmeras de OCR – Reconhecimento Óptico de Caracteres -, nas rodovias Mogi-Dutra (SP-88), Mogi-Bertioga (SP-98), Mogi-Guararema (SP-66) e Mogi-Salesópolis (SP-88). A ideia é identificar as placas dos veículos nestes principais acessos da Cidade e cruzar os dados com as informações da Polícia Militar com o objetivo de descobrir, por exemplo, veículos provenientes de crimes, como roubos e furtos, e aqueles com a documentação irregular. Aliás, este tipo de controle é essencial para que haja efetivamente também maior controle sobre os veículos que transitam na zona rural de nosso Município, inclusive auxiliando no patrulhamento inteligente e na elucidação de possíveis crimes nesta importante região de Mogi das Cruzes.

Assumo o compromisso de trabalhar na Câmara Municipal em parceria com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) na defesa de projetos que beneficiem Mogi das Cruzes, como este referente à ampliação do sistema de monitoramento por câmeras na Cidade, programa que integra nosso PGP, desenvolvido diretamente com a participação popular.