Juliano Abe une forças para trazer iniciativas a Mogi

30 de outubro de 2018

Vice-prefeito e primeira-dama somam esforços para inaugurar Banco de Perucas na cidade

As primeiras semanas de funcionamento do Banco de Perucas do Cabelegria em Mogi das Cruzes já coroam com bom resultado o trabalho iniciado pelo vice-prefeito da cidade, Juliano Abe. A sala foi instalada na sede do Pró-Mulher e funciona às segundas e quintas-feiras, sempre das 13h às 17h.

No local, é feita a recepção de doações de cabelo natural para confecção e entrega de perucas a pacientes em tratamento oncológico e outras patologias que desencadeam a perda de cabelos. “Trata-se de uma iniciativa que visa devolver a autoestima para as mulheres. Afinal, o fortalecimento emocional é um grande aliado para o sucesso do tratamento”, pontua Juliano que, ao lado da Diretora da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Jeruza Reis, foi o principal articulador para a implantação da unidade mogiana.

Depois de conhecer a iniciativa, Juliano prontamente apresentou a ideia à primeira-dama Karin Melo, que abraçou a causa e, em pouco tempo, foi possível inaugurar o espaço em Mogi. Na inauguração, o banco de perucas começou a funcionar com um estoque de 80 perucas. A expectativa é receber cerca de 50 pacientes/mês. Quem quiser receber uma peruca deve ir até o local e apresentar um documento pessoal (RG), laudo médico e comprovante de quimioterapia, em caso de tratamento oncológico. Não sendo câncer, basta apresentar o laudo médico. Uma vez com uma peruca, é possível solicitar a troca por outra, conforme a paciente preferir.

O local só não faz os cortes de cabelo. Por isso, as doadoras devem levar as mechas, que devem ter pelo menos 20 centímetros e precisam ser entregues secas, dentro de um saco plástico. Os cabelos doados podem ter química, como tintura e alisamentos. Todos que doarem receberão um certificado do projeto.

 

Sobre o projeto

O projeto Cabelegria teve início em outubro de 2013. Atualmente, são confeccionadas cerca de 300 perucas por mês. Cada peruca leva 300 gramas de cabelo, o que corresponde a mechas de cinco pessoas diferentes. Por isso, o Cabelegria precisa de muitas doações. Com menos de cinco anos, o Cabelegria entregou mais de 3.200 unidades.

O Pró-Mulher fica na rua Manuel de Oliveira, 30, no Mogilar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social de Solidariedade, que é o 4798-5143.