Kobayashi e Abe: famílias com histórico de parceria

18 de agosto de 2018

Segunda geração de políticos segue carreira de vida pública assim como os pais: dedicação e empenho em prol da população paulista

Abe e Kobayashi são sobrenomes que, por conta das carreiras de Junji e Paulo, respectivamente, já se tornaram conhecidos na política estadual e até nacional. Junji Abe, 77 anos, atual deputado federal, dividiu cadeira com Paulo Kobayashi na Assembleia Legislativa de 1995 a 1998, quando Kobayashi seguiu como deputado federal. Durante este período, no entanto, um grande marco na história da política Nikkei: Paulo assumiu, em 1997, como presidente da Alesp, colocando em prática seu profícuo trabalho já conhecido anteriormente como presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Kobayashi faleceu em abril de 2005, deixando um legado expressivo para a política paulista e também para a educação. Sempre trabalhou em prol da educação e por mais de 20 anos, se dedicou a lecionar e capacitar jovens para carreira universitária. Seu apreço pelo ensino fez com que, em agosto do mesmo ano, familiares e amigos fundassem o Instituto Paulo Kobayashi, uma Oscip que dá continuidade aos projetos sociais sempre realizados por ele. Hoje, é uma instituição imprescindível na interface entre poder público, terceiro setor e iniciativa privada.

Um dos fundadores do IPK foi o filho de Paulo. Victor Kobayashi, hoje com 43 anos. Sempre atuante no comando do Instituto, Victor chegou a assumir como vereador paulistano em 2011. Desde então, leva o trabalho social do IPK por todo Estado de São Paulo. É considerado uma das lideranças jovens nikkeis mais atuantes nos dias de hoje.

Foi pelas andanças nas comunidades nikkeis que surgiu a amizade com o atual vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe, 40 anos. Filho do deputado federal Junji Abe, o político mogiano prosseguiu a relação de parceria e respeito iniciada pela geração anterior, de Paulo e Junji. “Vitinho, a quem tenho a honra de chamar de amigo, tem sido um grande amigo e apoiador do nosso trabalho”, afirma Juliano.

De fato, o trabalho de Kobayashi tem sido inspirador para os Abe. Mas o contrário também se revelou verdadeiro. “Junji e meu pai consolidaram um trabalho muito importante, que gerou resultados e nos motivou a seguir em frente”, destaca Victor.

A nova geração de políticos tem se mostrado bastante empenhada não só no propósito de prosseguir com o trabalho iniciado pelos pais, mas também em expandir a participação política entre os novos nomes. “É sempre bom ter gente nova somando conosco. Experiência, juventude e dedicação são fatores que só acrescentam”, ressalta Juliano.