Juliano Abe destaca importância de estudo que monitora árvores de Mogi

21 de junho de 2018

Levantamento feito pela Prefeitura de Mogi em parceria com UMC já estava previsto pela CEV Mogi Mais Verde

Um estudo iniciado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes fará um levantamento georreferenciado das quase 35 mil árvores que existem na cidade. A pesquisa incluirá a idade, espécies e estado fitossanitário das arvores mogianas.

A necessidade de tal trabalho já havia sido apontada pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) Mogi Mais Verde, idealizada para estudar novas propostas de incremento de áreas verdes em Mogi das Cruzes, cujo relatório final dos trabalhos apontou justamente a necessidade de maior arborização nos bolsões urbanos de Mogi.

Os trabalhos foram presididos pelo então vereador Juliano Abe, hoje vice-prefeito do município. Durante os estudos, foram feitas análises espaciais em nove bairros de Mogi, sobretudo os que possuem maior área urbana sem vegetação. As conclusões do relatório foram divididas em cinco itens: Cumprimento do Plano Municipal de Arborização urbana, Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, Criação de incentivos econômicos, Compensação de áreas destinadas à regularização fundiária e Melhoria da interação institucional com as universidades.

“Um dos apontamentos do relatório final foi essa interação com as faculdades. Esses estudos de pesquisa e iniciação científica são valorosos para subsidiar as ações em prol da criação de novas áreas verdades na cidade”, avalia Juliano.

Além disso, o estudo feito pelos vereadores na época apontou a necessidade de os novos empreendimentos terem compensação de áreas verdes, para não haver o risco de conturbação ainda mais intensa.