Junho Verde: Juliano Abe prioriza conscientização ambiental

18 de junho de 2018

Os meses do ano vêm ganhando cores. Depois do Maio Amarelo, que fomentou ações para um trânsito mais seguro, é chegada a hora do Junho Verde, um mês dedicado à conscientização ambiental e às atividades que visam a sustentabilidade do meio em que vivemos.

Para o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe, diante de inúmeras discussões importantes que surgem quando o assunto é Meio Ambiente, algumas delas precisam ser destacadas: a conservação dos nossos meios hídricos, visto que a água é um recurso finito. E a geração de energia a partir de outras matrizes energéticas, que reduziria colapsos imensos como o que vimos recentemente quando nos faltou a chegada do combustível.

“Os recursos hídricos, cuja importância muitas vezes só é lembrada quando a água falta em nossas torneiras, precisam ser mais do que preservados. É hora de serem valorizados. É neste ponto em que venho tocando sempre: como os municípios que sofrem rigorosas – e justas – restrições ambientais por estarem situados em áreas de proteção aos mananciais conseguem se desenvolver?”, indaga Juliano.

Para ele, depender do turismo somente não parece muito promissor, por mais pujante que seja o potencial turístico e cultural de uma determina região. “A empregabilidade e o desenvolvimento econômico de cidades em APM precisam de mais ações concretas para serem alavancadas”, cobra o vice-prefeito.

Para ele, as matrizes energéticas também precisam ser vistas sob uma nova ótica. “A energia pode ser gerada de outras formas, talvez não tão dependentes de matérias primas. Recentemente, o mass burning – que nada mais é do que a incineração de resíduos sólidos urbanos – vem se apresentando como solução não só para a geração de energia, mas também para solucionar antigos problemas como a destinação final do lixo produzido pelas cidades”, pontua.

De fato, essas demandas são temas extensos e que merecem aprofundamento e discussão por parte da sociedade, que já está atrasada para a mudança, tanto de comportamento como de políticas públicas.