Juliano Abe luta para início da implantação do Parque Várzeas do Tietê em Mogi

4 de abril de 2018

Para vice-prefeito, cidade já tem contrapartida necessária para receber o empreendimento

 

No cronograma de implantação do Parque Várzeas do Tietê (PVT), Mogi das Cruzes está contemplada na fase 3 do processo, ou seja, num horizonte ainda muito distante, haja visto que a fase 1 ainda está em andamento e, após isso, a fase 2 ainda consumirá mais alguns anos. No entanto, a luta que vem sendo encampada pelo vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe (PSD) é para que a fase 3 seja implementada antes da fase 2, e mesmo sem a conclusão da fase 1.

Para Juliano, é possível iniciar a terceira etapa dos trabalhos em Mogi principalmente pelo fato de que a cidade já conta com a contrapartida necessária para a obra. Essa demanda já foi apresentada por ele à coordenação do PVT, junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

E em caso de financiamento pelo BID, por exemplo, o município pode apresentar os parques municipais como forma de compensação ambiental. Assim, os Parques Centenário e Leon Feffer e a Ilha Marabá podem contar como contrapartida municipal.

Esta defesa também foi motivo de estudo por parte dos alunos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que apresentaram um projeto na mesma linha defendida pelo vice-prefeito. “Os estudantes entenderam que o PVT deve estar mais próximo das nascentes e não beirando a Marginal ou a Rodovia Ayrton Senna, onde o rio já está poluído e sem identidade urbanística. Aqui em Mogi, o Parque poderia ser apropriado e apoderado pelo cidadão, trazendo, com isso, mais sensibilização e educação ambiental por parte da sociedade”, afirma.

O vice-prefeito esteve com os alunos durante a apresentação “Pensar a Cidade”, elaborada pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UMC. Os alunos elaboraram duas propostas de intervenção urbana – uma entre os Parques Centenário e Leon Feffer e outra para o distrito de Sabaúna. O trabalho faz parte de um processo de aproximação entre o poder público e as universidades locais, a fim de que alunos de vários cursos estudem temas e projetos ligados ao desenvolvimento da cidade.