Salesópolis: cidade que sedia a nascente do Tietê completa 180 anos

26 de março de 2018

Município foi signatário da luta pela compensação financeira pela produção de água

Salesópolis completou no último dia 28 (quarta-feira) 180 anos. Na sessão solene em comemoração ao aniversário da cidade, o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe, ressaltou que a cidade, berço da nascente de um dos rios mais importantes do Estado de São Paulo, tem uma importante luta em curso: a compensação financeira pela produção de água.

Em 2015, Juliano foi autor da CEV da Água, que encampou justamente a bandeira para compensar os municípios que foram alagados e que contribuem com o abastecimento público. Para ele, ainda é preciso avançar – e muito – na defesa e na valorização dos municípios produtores de água. São eles que garantem, no caso das cidades do Alto Tietê, que a água chegue às torneiras das residências de boa parte da região Leste da Capital.

Uma luta que Salesópolis conhece bem. E que desde a criação da CEV da Água, pela Câmara de Mogi das Cruzes, soma importantes apoios. “Foi um momento em que unimos forças com diversos legislativos de cidades produtoras de água para lutar pela compensação financeira àqueles que produzem água”, avalia o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe.

Durante os estudos da CEV, diversas frentes foram formadas, para a somatória de esforços em prol dessa importante demanda, inclusive somando apoio de Frentes Parlamentares no Distrito Federal. Os resultados foram apresentados em cinco tópicos: Cobrança pelo uso da água; Pagamento por Serviços Ambientais; Compensação Federal; ICMS; Compensação Ambiental.