Patrulha Maria da Penha tem início em Mogi

26 de março de 2018

No mês da mulher, os últimos detalhes foram definidos em reunião no Fórum de Braz Cubas. O objetivo é oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (11.340/2006).

 

Fruto de um trabalho iniciado por Juliano Abe quando era vereador de Mogi das Cruzes, a Patrulha Maria da Penha deve começar ainda em março. No mês da mulher, os últimos detalhes foram definidos em reunião no Fórum de Braz Cubas. O objetivo é oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (11.340/2006).

O atual vice-prefeito da cidade, Juliano Abe, foi acompanhado do secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, e o procurador-geral em exercício Filipe Carvalho, além da comandante da Guarda Municipal, Thais Nascimento, do corregedor Álvaro Dias da Cunha e da guarda municipal Gabriela Avelar até o Judiciário para reunião com o juiz Gustavo Beluzzo, diretor do Fórum de Mogi das Cruzes, e os juízes David de Castro Pereira Rios (2ª Vara Criminal), Tiago Ducatti Lino Machado (3ª Vara Criminal), além do secretário executivo da Promotoria de Mogi das Cruzes, Clóvis Humes.

A Prefeitura expôs que em outubro do ano passado, o curso de capacitação para os guardas municipais sobre a Lei Maria da Penha foi realizado. A ação atendeu 100 agentes. Com isso, a Guarda Municipal está preparada para dar acompanhamento às decisões dos juízes, proporcionando assim amparo às mulheres que possuem medidas judiciais protetivas. Os magistrados definiram que os casos dessa natureza serão repassados à Guarda, que, com o apoio de viaturas e dos guardas treinados, cumprirá os deveres da patrulha.

“A iniciativa é um instrumento a mais para a prevenção e o combate à violência contra a mulher, porque permite combater a impunidade, fazendo valer medidas protetivas, estabelecidas pela Justiça, que impedem o agressor de se aproximar da vítima”, disse Juliano Abe. “Reforçar a rede de proteção à mulher é um dos alvos da nossa gestão, tendo recebido total empenho do prefeito Marcus Melo”, afirmou Juliano.