Iniciativa foca consolidação da cultura negra

6 de outubro de 2017

Grupo Empoderamento Afro Power mobiliza Mogi das Cruzes com atividades de vanguarda

Desfiles, feira cultural, apresentações de dança, música, rima, poesia e história são algumas das ferramentas do Grupo Empoderamento Afro Power para consolidar a cultura negra, fomentar o orgulho de ser afrodescendente e cultivar na sociedade o respeito às diferenças. A Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco foi o palco do evento do grupo, que mobilizou dezenas de pessoas em torno de atividades artístico-culturais.

“Temos uma produção de aulas de Diálogos para Roteiro, que é realizado mensalmente. A cada mês temos uma atividade cultural diferente, acompanhando as datas comemorativas do ano. Neste mês de outubro, teremos o Ensaio Afro Rosa, na representação da campanha de prevenção ao câncer de mama. Em novembro, teremos o evento Afro Consciência Negra, que será uma minipeça de teatro com desfile”, conta Sheila Conceição da Silva que, junto com Mônica Ester da Silva, fundou o projeto há quatro meses.

Trata-se de um grupo que traz uma mensagem muito forte, de resistência, manifestação e consolidação da cultura negra. São vários conceitos, como o fim da discriminação racial e do preconceito religioso e afetivo, que são trabalhados por meio de atividades artísticas. A efetividade do trabalho fica explícita na reação das pessoas na plateia. Quem resume é o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe (PSD), depois de participar do evento no fim de semana (30/09/17).

“Fiquei maravilhado com a criatividade, a dinâmica e a efetividade do trabalho que apresenta novas maneiras de vencer preconceitos e despertar admiração pela diversidade”, define o vice-prefeito. Para o ano que vem, o grupo já prepara um novo cronograma de atividades com o objetivo de tornar cada vez mais conhecido o trabalho desenvolvido. Juliano elogia a iniciativa e convida os mogianos a ficarem atentos para conhecer melhor o projeto. “Será uma experiência inesquecível”, garante.