Projeto “A Calçada é Extensão do Lar”

18 de agosto de 2017

Juliano explica que projeto visa conscientizar adolescentes para a manutenção dos espaços públicos e para a missão de revitalizar o entorno da escola

Lançamento do projeto na Escola Estadual Professor Isaac Grinberg, em Braz Cubas

“A Calçada é Extensão do Lar” dá nome ao projeto desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Transportes e Verde e Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino. A iniciativa visa conscientizar adolescentes para a manutenção dos espaços públicos e para a missão de revitalizar o entorno da sua escola, auxiliando as equipes da administração municipal, como definiu o prefeito em exercício Juliano Abe (PSD), ao participar do lançamento na Escola Estadual Professor Isaac Grinberg, em Braz Cubas.

“Temos o hábito de cobrar muito dos outros, porém poucas vezes paramos para questionar o que nós estamos fazendo para melhorar a nossa vida e vida daqueles que estão ao nosso redor. Quando paramos para limpar a nossa casa ou a nossa escola, estamos contribuindo e também valorizando o trabalho daqueles que todos os dias fazem esse serviço. E por que não se empenhar para melhorar um lugar onde passamos praticamente metade das nossas vidas?”, destacou  Juliano em um bate-papo com os estudantes, reforçando a conscientização sobre a necessidade de todos contribuírem para a limpeza e manutenção de suas calçadas.

Mais de 40 alunos da unidade de ensino se envolveram na atividade e saíram às ruas do bairro,  no início da manhã desta quinta-feira (17/08/17), para duas tarefas: um grupo foi batendo de porta em porta e conversando com os moradores, para um trabalho de conscientização, enquanto outro se dedicou à limpeza efetiva das calçadas, com serviços de varrição e também pintura de guias. A Prefeitura disponibilizou o material que foi utilizado e também deslocou equipes de apoio, para a execução dos trabalhos.

O prefeito em exercício lembrou ainda que, por ano, a administração municipal gasta uma média de R$ 10 milhões com serviços de limpeza e manutenção de uma forma geral na Cidade. “Isso é uma obrigação da Prefeitura, porém se todo mundo contribuísse cuidando da limpeza da sua calçada, por exemplo, já teríamos uma economia e esses recursos poderiam ser aplicados em outras coisas, como a construção de mais escolas”, exemplificou.

A dirigente regional de Ensino, Rosania Morroni, também estava presente e incentivou os alunos a participarem da ação. E os alunos participantes, que cursam atualmente o Ensino Médio, deram exemplo de conscientização sobre o tema. “Quando compramos uma casa ou um terreno, a metragem da calçada já está incluída. Ou seja, a responsabilidade de cuidar dessa calçada é de quem comprou, não da Prefeitura. Vamos batendo de porta em porta, levando esta mensagem e tentando ir contagiando os vizinhos, pois coisas boas também influenciam”, destacou Mateus Oliveira Gomes, de 15 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio da unidade de ensino.

O projeto “A calçada é a extensão do lar” terá continuidade ao longo dos próximos dias, em outras escolas estaduais do Distrito de Braz Cubas. As próximas unidades que participarão são as Escolas Estaduais Frei Thimoteo Van Den Broeck, Galdino Pinheiro Franco, Professora Helena Urbano Nagib, Claudio Abrahão e Paulo de Oliveira Mello. Em todas elas, além do empenho dos alunos, haverá equipes de apoio da Prefeitura e os serviços executados serão capinação de cabeça de guias, raspagem de sarjetas, aplicação de cal nas guias, recolocação de lixeiras, revitalização da sinalização de solo, mais a conscientização junto à vizinhança.