Operação Cata-Tranqueira para combater enchentes

12 de janeiro de 2013

O período entre meados de novembro a março é o mais crítico por conta das chuvas que atingem nossa Cidade, causando estragos como alagamentos e enchentes. E este problema ocorre, dentre vários outros motivos, pelo descarte de móveis velhos, entulho e lixo de forma incorreta ao longo do ano em rios, córregos e demais locais inapropriados, causando o entupimento das bocas de lobo, bueiros, valetas e galerias.

Por este motivo, é preciso realizar o descarte destes materiais de forma consciente, evitando o entupimento de nossa rede pluvial e facilitando o escoamento da água das chuvas, o que ajuda a combater os alagamentos e enchentes que causam tantos transtornos.

Para facilitar e ordenar o descarte de móveis velhos e objetos que não servem mais, a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes conta com a Operação Cata-Tranqueira, atendendo assim todos os bairros da Cidade.

A Operação Cata-Tranqueira teve início no sábado passado, dia 5, nos bairros Jardim Piatã I e II, Jardim Novo Horizonte e Jardim Margarida. De acordo com dados da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Mogi das Cruzes, foram retiradas 22 toneladas dos chamados ‘materiais inservíveis’.

Neste sábado, dia 12, a Operação Cata-Tranqueira vai atender a região central de Jundiapeba, o bairro Nova Jundiapeba e o condomínio Real Park Tietê. Até 18 de maio, todos os bairros da cidade serão visitados.

Para facilitar o trabalho da população publico aqui em meu site uma tabela com as datas e locais da Operação Cata-Tranqueira para que você se programe no descarte de móveis velhos, entre outros materiais que não servem mais e que a coleta de lixo não atende.

Vamos participar desta campanha. Fazendo o descarte consciente e nas datas corretas, estaremos auxiliando para evitar os problemas de alagamentos e enchentes que tanto prejudicam nossas vidas.

CRONOGRAMA DA OPERAÇÃO CATA-TRANQUEIRA