Agora, todos são iguais na Câmara
31 de dezembro de 2012Os 23 vereadores eleitos em outubro deste ano tomam posse nesta terça-feira (01/01/2013), às 11 horas, em Sessão Solene de Instalação da Legislatura 2013/ 2016. O evento será realizado no Plenário “Vereador Dr. Luiz Beraldo de Miranda” e, além dos novos parlamentares, serão empossados no cargo o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB).
Por ter sido o vereador mais votado nas eleições realizadas no dia 7 de outubro deste ano, o advogado Juliano Abe (PSD) vai presidir esta Sessão Solene, que depois de todas as formalidades de posse, haverá a votação para a Mesa Diretiva da Câmara para o ano de 2013.
E para mostrar que não haverá divisão de parlamentares em relação à importância de cada um na Câmara Municipal na Legislatura 2013-2016, o vereador Juliano Abe (PSD) escolheu o colega Caio Cunha (PV), vereador eleito com o menor número de votos, para ser o 1º secretário da Sessão Solene de posse.
“O motivo desta escolha é para deixar claro, por meio de atitudes, que a Câmara, como instituição, a partir do dia 1º de janeiro, possuirá 23 vereadores com as mesmas atribuições e responsabilidades. Portanto, todos são iguais e têm a mesma importância dentro deste contexto”, disse Juliano Abe.
Com esta escolha, o parlamentar torna explícito que deixa de existir o vereador mais votado e o vereador menos votado. Apenas o vereador empossado. “Além disso, o fato de termos dois vereadores eleitos pela primeira vez compondo a Mesa Diretiva da Sessão Solene de Posse, reflete uma nova Câmara Municipal. Com mais integrantes, novos partidos e, mais importante ainda, novas ideias”, completou.
Outro aspecto desta nova formação na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes é o debate das ‘agendas institucionais importantes’. Juliano Abe destaca que os parlamentares poderão discutir propostas importantes e que tenham a participação popular direta.
“Há discussões em relação aos projetos de Tribuna Livre, que consiste na participação popular mais ativa; a realização das sessões noturnas na Câmara; a transmissão das sessões ao vivo via on-line e em tempo real; e discussões de temas importantes da Cidade”, afirmou.
Dentre estes temas, Juliano Abe destacou a questão da destinação dos resíduos sólidos de Mogi; o incremento da qualidade do atendimento na área da Saúde; a continuidade da expansão educacional nas escolas municipais; o tratamento e combate ao uso de drogas, que o vereador destaca como um viés diretamente ligado à questão da sensação de insegurança; e a nova lei de ordenamento de uso e ocupação do solo.
“A atuação dos vereadores vai ser pautada pelo trabalho árduo no desenvolvimento urbanístico, ambiental, econômico e social de Mogi das Cruzes. Tenho certeza disso”, definiu Juliano.