Juliano Abe realiza ação ambiental
5 de dezembro de 2012Advogado e consultor ambiental, que assume uma vaga na Câmara Municipal em janeiro de 2013, completa um dos tópicos de seu projeto do Selo Verde da sua campanha eleitoral.
O vereador eleito Juliano Abe (PSD) realizou, nesta terça-feira (04/12), o plantio de mais 30 mudas de árvores nativas nas Escolas Municipais Professora Ivete Chuery Vieira Torquato Vicco, no Jardim Ivete, e José Cury Andere, no Jardim Universo. A ação já havia sido realizada nas Escolas Municipais Professor Jacks Grinberg, na Vila Cintra, no Distrito de Braz Cubas, e Prefeito Maurílio Souza Leite, no Jardim São Pedro, em César de Souza.
A ação integra o projeto Selo Verde de compensação ambiental, compromisso estabelecido por Juliano Abe durante sua vitoriosa campanha eleitoral.
“Iniciei este projeto nas escolas Jacks Grinberg e Prefeito Maurílio Souza Leite e hoje (terça-feira-04/12) estivemos em mais duas unidades. Além de realizar o plantio com as crianças – a maioria do Ensino Infantil – pude passar para elas um pouco dos valores e da importância de preservação ambiental”, explicou Juliano Abe.
O parlamentar, que assume o mandato a partir de janeiro de 2013, destacou ainda que nas duas visitas que fez nesta terça-feira, fez questão de conhecer, com diretorias e funcionários, o funcionamento da unidade educacional, além de conhecer as dependências de cada uma delas. “Tive uma ótima impressão das escolas que visitei. São bem estruturadas, com alguns departamentos importantes, como sala de informática e biblioteca, e uma merenda de excelente qualidade”, destacou.
Coincidentemente, a Escola Municipal José Cury Andere, que atende 350 alunos de 3 a 6 anos, participa de um projeto ambiental promovido por uma agência mundial de fomento de projetos. Esta parceria foi conquistada graças ao esforço da diretora Célia Regina Dias, que aprovou a iniciativa do vereador Juliano Abe. “Temos um trabalho importante de reciclagem do lixo seco. Utilizamos muito este tipo de material em nossa horta e em trabalhos artesanais com os alunos”, afirmou, ressaltando a importância de conscientização da preservação do meio ambiente. “É uma das bandeiras que carrego desde os tempos que ainda lecionava. Fui para a direção e levei isto comigo. Ações como esta do Juliano Abe só nos ajuda a reforçar o recado que queremos passar às crianças”, definiu.
Como é a compensação?
A atividade de compensação ambiental e neutralização do carbono gerado durante a campanha está balizado sob dois enfoques.
O primeiro diz respeito à compensação pelo uso de papel (santinhos, informativos e PGP – Plano de Gestão Parlamentar). Uma árvore de eucalipto gera aproximadamente 55 quilos de papel. Como o eucalipto é uma espécie exótica, ou seja, que não pertence à flora brasileira, Juliano Abe fez a compensação do papel utilizado na campanha substituindo o eucalipto por mudas de árvores nativas. “A campanha consumiu 2.850kg de papel, o que ensejou o uso de algo em torno de 51 árvores de eucalipto. Portanto, para realizar a compensação ambiental do uso de papel, foi proposto o plantio de 51 mudas de árvores nativas”, explicou o futuro parlamentar.
Quanto ao segundo enfoque, isto é, a neutralização do carbono emitido, foram consideradas as emissões decorrentes do uso de veículos. O cálculo de neutralização basicamente é composto pela razão de 140kgCO² emitido para uma muda de árvore, sendo que os cálculos levam em consideração kgCO² por km rodado, conforme o combustível usado (gasolina, etanol e diesel).
“Durante a campanha rodou-se 11.539,08km dentre veículos movidos à gasolina, etanol e diesel, implicando na necessidade de plantio de nove mudas de árvores”.