Alternativas para Segurança Pública
4 de dezembro de 2012Vereador eleito visita os Distritos Policiais de Mogi das Cruzes e bases da Polícia Militar e conheceu um pouco mais do trabalho dos responsáveis pela Segurança Pública da Cidade.
Obter informações do funcionamento dos aparatos de segurança pública instalados em Mogi das Cruzes para poder, a partir de janeiro de 2013, como vereador de fato, apresentar propostas para melhorar a infraestrutura oferecida pela Administração Pública nesta questão.
Foi com este objetivo que realizei uma série de visitas aos Distritos Policias da Cidade, onde conversei com os delegados-titulares e me coloquei à disposição para colaborar para melhorar a infraestrutura hoje instalada.
Foram visitadas quatro delegacias de Polícia de Mogi – Centro (1º DP), Braz Cubas (2º DP), César de Souza (3º DP) e Jundiapeba (4º DP), a sede do GARRA – Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos, em Braz Cubas, e a DICMA – Delegacia de Polícia de Investigação de Crime contra o Meio Ambiente. Fui recebido pelos delegados Marcos Batalha, Edson Gianuzzi, Benedito Henrique Righi Queiroz, Cezar Donizeti Benedicto, Deodato Rodrigues Leite e Plínio Tadeu de Andrade Jubram.
Também participei do encontro que meu pai, o deputado federal Junji Abe (PSD-SP), teve com o tenente coronel Francisco Alberto Aires Mesquita, responsável pelo CPAM-12 – Comando de Policiamento de Área Metropolitano. Na oportunidade, conversamos sobre as principais necessidades para melhorar a segurança nos Municípios do Alto Tietê.
Na Polícia Militar, estive ainda no 17º BPM/M (Batalhão de Policiamento Metropolitano) de Mogi das Cruzes em encontros com o major Nemar Luiz da Costa, que comandou o batalhão interinamente por um período, e o tenente-coronel Sílvio Lúcio Franco Massaro, comandante do 17º BPM/M. Em todas estas visitas, dois assuntos mereceram destaque: um pedido para ampliação de políticas de segurança na zona rural do Município e o combate e prevenção dos crimes que envolvem as drogas, haja vista que diante das informações coletadas nestes encontros, mais de 70% das ocorrências envolvem desde tráfico de entorpecentes, passando por crimes cometidos por viciados em drogas.
A questão da segurança pública é um dos principais pontos do nosso PGP – Plano de Gestão Parlamentar (http://www.julianoabe.com.br/pgp55555.pdf) – apresentado ao longo da campanha eleitoral. Dentre as metas está o “Mais Câmeras, Mais Ação”, que defende a ampliação do sistema de monitoramento em vídeo na Cidade, expandindo-os para outros Distritos de Mogi. Há ainda o “Linha Dura”, que consiste no reforço da fiscalização de bares e casa noturnas de Mogi das Cruzes, ampliando a tão bem sucedida atividade delegada.
Outro ponto de extrema importância no PGP é a inclusão do projeto “Dose Extra Antiviolência”, que dispõe sobre o desenvolvimento de Programas Educativos voltados para as crianças e jovens com a perspectiva de evitar que esta parcela da população se desvie para a criminalidade.