Escolas recebem mudas de árvores
28 de novembro de 2012Advogado e consultor ambiental, que assume uma vaga na Câmara Municipal em janeiro de 2013, promove compensação ambiental, honrando compromisso assumido no Selo Verde da sua campanha eleitoral.
O vereador eleito Juliano Abe (PSD) realizou, nesta terça-feira (27/11), o plantio de 30 mudas de árvores nas Escolas Municipais Professor Jacks Grinberg, na Vila Cintra, no Distrito de Braz Cubas, e Prefeito Maurílio Souza Leite, no Jardim São Pedro, em César de Souza.
A ação faz parte do projeto Selo Verde de compensação ambiental que Juliano Abe prometeu realizar por causa da campanha eleitoral deste ano. Ele foi consagrado como o favorito das urnas em Mogi das Cruzes, ao conquistar a maior votação nominal da história da Cidade: 5.923 votos para vereador.
“Iniciei este projeto na EM Jacks Grinberg, onde fiz, ao lado de aproximadamente 20 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, o plantio de 15 mudas de ipês rosas e amarelos e expliquei a elas a importância deste tipo de ação, que preserva a natureza e ajuda na conscientização das crianças para cuidarmos do planeta”, explicou. “À tarde, estive na escola Prefeito Maurílio Souza Leite para o plantio de mais 15 mudas de árvores da mesma espécie. Desta vez, o trabalho foi feito ao lado de crianças entre 4 e 6 anos de idade das turmas da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental”, completou o futuro parlamentar.
As crianças da escola Jacks Grinberg gostaram da ideia e se divertiram durante o plantio das mudas de árvores, como as amigas Ana Luíza de Oliveira Vieira e Raíssa Pacheco Testão da Silva, ambas de 7 anos. “Ajuda a preservar a natureza e nos mantém vivos, com a produção de oxigênio”, afirmou Ana Luíza. “Gostei muito. Acho importante para todos nós preservarmos o meio ambiente”, completou Raíssa.
O estudante Raul Dias Faustino, de 7 anos, também aplaudiu a iniciativa do plantio das mudas de árvores na escola. “É importante, porque as plantas fazem com que haja mais oxigênio e também aprendemos a cuidar da natureza”, disse, confirmando o argumento de Juliano Abe de que a educação ambiental, a partir das crianças, é a principal ferramenta para a preservação ambiental. “Ninguém preserva aquilo que não conhece. Quanto mais e melhor mostrarmos o quê e por que precisa ser protegido, maiores serão as chances de envolver a sociedade no processo do desenvolvimento sustentável”, observou o vereador eleito.
A diretora da escola, Idalice Pereira de Sousa, e a professora Aparecida Simões Neto, aprovaram o projeto de plantio de mudas como compensação ambiental proposto por Juliano Abe. “A escola passou por uma reforma recentemente e estava precisando deste toque especial. Só tenho de agradecer pelo Juliano ter escolhido nossa escola para fazer parte deste ótimo projeto”, afirmou Idalice. “Ele está de parabéns pela iniciativa porque ajuda a conscientizar as crianças, fazendo com que elas desenvolvam uma sensibilidade importante para o manejo e preservação ambiental”, acrescentou Aparecida.
Vera Lúcia de Oliveira, diretora da EM Prefeito Maurílio Souza Leite, em César de Souza, também elogiou a iniciativa de Juliano Abe. “Com certeza, foi um ponto extremamente positivo termos sido escolhidos para receber estas mudas de árvores. Para as crianças, é um valor imenso, porque eles começam a cuidar mais, participam da questão de preservar o meio ambiente e têm este contato com o que é da natureza”, frisou.
A secretária municipal de Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, evidenciou a importância da iniciativa. “Isto é importante para esta geração de crianças. Eles são privilegiados de participarem de um processo como este que cria uma responsabilidade sadia que é cuidar do meio ambiente onde todos vivem”, afirmou.
Na visita à escola Jacks Grinberg, em Braz Cubas, Juliano Abe, que é advogado, consultor ambiental, professor universitário e produtor rural, conheceu as dependências da unidade educacional, inaugurada em 2005, no início do segundo mandato de seu pai Junji Abe, como prefeito de Mogi das Cruzes, e que atualmente é deputado federal pelo PSD de São Paulo.
Nesta escola, o vereador mais jovem do Poder Legislativo em 2013 também acompanhou algumas apresentações musicais que integram o projeto pedagógico-educacional da unidade de ensino, localizada no Distrito de Braz Cubas.