A força da Agricultura Familiar

16 de novembro de 2012

O Governo do Estado de São Paulo promoveu esta semana em Mogi das Cruzes um encontro com produtores rurais para detalhar alguns pontos do PPAIS – Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social – criado por meio da Lei 14.591 de 14 de outubro de 2011. Neste encontro fui representado pelo meu assessor Cláudio Mitsunori Yatsugafu.

O PPAIS é uma ação do Governo do Estado de São Paulo que visa estimular a produção a garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar. O Programa faz com que o Estado se torne o principal comprador dos produtos da agricultura familiar permitindo a melhora da qualidade de vida dos que trabalham no campo.

Mogi das Cruzes tem um número expressivo de pessoas que se encaixam neste perfil de produtor rural que tem na agricultura familiar sua forma de sustento. A maioria está no Distrito de Jundiapeba, região conhecida como Cinturão Verde do Estado e que tem extrema importância para a economia de Mogi das Cruzes. São produtores de hortaliças que dependem do comércio desta produção para manter suas atividades.

Para que possam se encaixar no programa do Governo do Estado, que destina 30% de sua verba para a compra de alimentos utilizada para adquirir produtos oriundos da agricultura familiar, cada produtor rural poderá vender sua produção até o limite de R$ 12 mil por ano, fazendo com que este produtor possa ter uma renda fixa para expandir seu plantio e investir em sua propriedade.

Creio que ainda é cedo para afirmar que o programa poderá auxiliar ainda mais os produtores rurais. Na minha opinião, é necessário que sejam realizados novos encontros para detalhar melhor todo o processo e, principalmente, o funcionamento do pagamento e da divisão dos produtores rurais que ocupam uma mesma área, especialmente na região de Jundiapeba, onde há ainda uma grande discussão em relação à regularização fundiária do local.

Como produtor rural e vereador eleito em Mogi das Cruzes, quero a partir de janeiro deixar meu mandato à disposição dos produtores rurais de nossa Cidade para buscar alternativas e programas junto aos órgãos competentes para melhorar a qualidade de vida de cada um destes importantes trabalhadores.