Parceria com Corpo de Bombeiros

10 de novembro de 2012

Apresentar projetos que possam ampliar o apoio da Administração Municipal de Mogi das Cruzes ao 17º Grupamento de Bombeiros (GB) instalado em nossa Cidade. Este é um dos trabalhos que pretendo desenvolver na Câmara Municipal, a partir de 1º de janeiro, com a finalidade de apoiar a importante corporação instalada aqui, mas que presta amplo atendimento na Região do Alto Tietê.

Para fortalecer esse objetivo, participei esta semana de uma reunião com o coronel Wagner Bertolini Júnior, comandante do 17º GB de Mogi, e com o capitão Marcos Vicente de Paulo Silva, que me expuseram a atual situação do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes.

Uma proposta apresentada pelos oficiais foi a criação de um Fundo dos Bombeiros que, de alguma forma, propiciaria aporte financeiro para auxiliar no custeio de despesas da corporação na Cidade. Fiquei de analisar o projeto e, quando possível, apresentar ideias para que haja este tipo de respaldo ao 17º GB por parte do Poder Executivo.

De acordo com o comandante, atualmente o repasse da Administração Municipal ao Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes é de aproximadamente R$ 1,8 milhão por ano. Na opinião dele, caso este Fundo dos Bombeiros fosse criado, o valor poderia ser reduzido.

Capitão Marcos Paulo, Nobuo Aoki Xiol, coronel Wagner Bertolini Júnior e Juliano Abe

Abrangência

Em março deste ano, por meio do Decreto Estadual 57.896, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), elevou o, então, Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes para a condição de Grupamento. Além disso, dispôs a distribuição das demais unidades como 1º Subgrupamento, sediado em Mogi das Cruzes, e o 2º Subgrupamento, instalado em Suzano.