Comunidade nipo-brasileira realiza “Furusato Matsuri”

9 de novembro de 2012

Vereador eleito Juliano Abe destaca importância da festa, em Mogi das Cruzes, para o fortalecimento do agronegócio e difusão da cultura nipônica

Novembro é o mês do 22º Festival Agrícola “Furusato Matsuri”, realizado pela comunidade nipo-brasileira de Mogi das Cruzes. A festa está programada para ocorrer neste final de semana (10 e 11/11), na Associação dos Agricultores do Cocuera, onde os visitantes poderão conferir uma exposição agrícola com o que de melhor é cultivado no Município e saborear deliciosas comidas típicas.

“Parte do calendário oficial da Cidade, o Furusato Matsuri é um dos eventos mais tradicionais de Mogi das Cruzes, ligado à comunidade nipo-brasileira, enraizada aqui há mais de um século, desde a chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Bairro do Cocuera”, frisou o vereador eleito Juliano Abe, advogado, consultor ambiental, professor universitário e produtor rural.

A festa homenageia os antigos moradores do primeiro bairro agrícola de Mogi das Cruzes. “Furusato” em japonês significa “retorno à terra natal” e simboliza os filhos e netos dos fundadores que saíram da localidade mogiana e retornam nestes dias de festa.

Produtor de orquídeas no sítio da família em Biritiba Ussu, Juliano Abe honra o ofício que herdou de seu pai, o ex-prefeito e atual deputado federal Junji Abe (PSD-SP), ferrenho defensor do agronegócio. O vereador eleito lembrou que os visitantes do festival terão a oportunidade de conferir uma imperdível exposição de produtos agrícolas premiados. “São verduras, legumes, frutas e flores que comprovam por que nossa Cidade é o referencial brasileiro em tecnologia na olericultura”.

Além do leque de atrativos agrícolas, o Furusato Matsuri contribui para resgatar tradições orientais e difundir a cultura japonesa, como observou Juliano Abe. Apresentações de dança, de grupos musicais como os inconfundíveis tambores do taikô, de ikebana, de karaokê e de outras artes dão o tom da riqueza cultural do evento.

As manifestações artístico-culturais dividirão o espaço reservado para o Furusato Matsuri com exposição e venda de veículos importados e implementos agrícolas, minishopping, além das muito procuradas comidas típicas orientais. “Cada vez mais, os ocidentais se rendem ao paladar apurado e saudável da gastronomia nipônica. Pratos como tempurá, udon, sukiyaki e yakissoba já fazem parte do cotidiano do brasileiro”, avaliou o vereador eleito, que fez questão de parabenizar Hiroshi Tajima, presidente da Associação dos Agricultores do Cocuera, e Armando Saito, coordenador da comissão organizadora do Furusato Matsuri deste ano.

PROGRAMAÇÃO:

10/11 – SÁBADO

10h00 – Abertura
13h00 – Banda Musical
14h00 – Taissô
14h30 – Karaokê e Ryu Jackson
15h30 – Odori Dishou no Kai
16h00 – Capoeira
17h00 – Dança Circulares
17h30 – Yosakoi Biritiba Mirim
18h00 – Ryuko Taiko
18h30 – Bon Odori
19h00 – Projeto Capoeira
19h30 – Shimuhara-hoo!

11/11 – DOMINGO

10h30 – Show Infantil
10h40 – Hanabi Soran
11h00 – Show de Prêmios
13h00 – Odori Fujima Yoshidyn
14h00 – Academias de Danças
15h00 – Grupo Mary Nishimura
16h00 – Espaço Cultural Vila Rosa
16h30 – Videokê (MPB)
17h00 – Capoeira

SERVIÇO:

Evento22º Festival Agrícola ‘Furusato Matsuri’ – 2012
Data10 e 11 de Novembro de 2012

Horário: A partir das 10h00
Recomendação: Livre
Ingressos: R$ 6 (inteira) / R$ 3 (meia para professores, estudantes e maiores de 60 anos)
Local: Associação dos Agricultores de Cocuera
Endereço: Rodovia Prof. Alfredo Rolim de Moura (SP-88), Km 61,4 (Veja no Mapa)
Informações: (11) 4792-2008