Renovação da fé

2 de novembro de 2012

Celebramos em 2 de Novembro o Dia de Finados. Não se trata de uma data de tristeza. Quem tem fé no Criador, sabe que Ele acolhe em nossos entes tão queridos. Que seja, então, um momento especial para render homenagens a todos aqueles que moram em nossos corações, mas já não estão em nosso convívio.
Neste dia de celebração, recordemos as passagens mais felizes que tivemos a oportunidade de compartilhar com aqueles que amamos, hoje residentes da morada Divina. Elevemos nossas preces ao Senhor para agradecer a dádiva de havermos desfrutado da sabedoria, do amor, do carinho, da amizade e do convívio com almas tão preciosas.
Assim é a vida: um permanente aprendizado. Sejamos todos bons alunos, praticando as melhores lições absorvidas. Que a saudade aprisionada no peito se transforme em gratidão e bênçãos para aqueles que não mais estão aqui em forma física. Mas, sempre estarão em energia e luz ao longo da nossa jornada, contagiando nossas vidas com a memória de suas belas atitudes.
Uma oração, uma vela, uma flor, um momento de silêncio, a lembrança de um olhar, um sorriso ou de uma palavra, tudo pode ser convertido em reverência aqueles que já partiram. Lembremos sempre que Deus nada nos tira sem nos prover. Que seja também um dia para renovar a fé, resgatar verdadeiros valores morais, refletir, aprender mais e praticar o bem, a fim de que nossa melhor homenagem aos tão queridos sejam nossas boas atitudes do cotidiano.

Fiquem com Deus e tenham um abençoado Dia de Finados!

História
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos. No século 4º, já há a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

No século XI, os papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) passaram a determinar que a comunidade dedicasse um dia do ano aos mortos. No século XIII, a data de todos os mortos passou a ser 2 de novembro. O Dia 1º de Novembro marca a celebração de Todos os Santos.São aqueles que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados em oração.