Amazônia sempre viva!

5 de setembro de 2012

Você sabia que 5 de setembro é o Dia da Amazônia, um dos maiores patrimônios naturais do mundo? Como consultor ambiental, não poderia deixar esta data passar em branco. Faço este registro para chamar a atenção à importância de preservarmos o meio ambiente. Não como paisagem bucólica de comercial de margarina. Mas, com medidas práticas no dia a dia. Seja separando, em casa, o lixo úmido (orgânico) do seco (reciclável). Seja ajudando a combater lixões clandestinos. Seja economizando água e energia elétrica. Todos podem contribuir para proteger a maior riqueza do planeta: nossos recursos naturais.

No meu PGP – Plano de Gestão Parlamentar (http://www.julianoabe.com.br/pgp55555.pdf), elaborado em conjunto com a população, há um tópico específico sobre Preservação do Meio Ambiente. Nosso compromisso é lutar por políticas públicas para melhorar a qualidade de vida em Mogi das Cruzes, baseada no uso racional dos recursos naturais. Tudo em benefício do ser humano, porque é possível compatibilizar crescimento econômico com prudência ambiental. Isto é desenvolvimento sustentável.

Uma das ações que defendemos é a implantação da “Usina Verde”. Como vereador, queremos auxiliar a Prefeitura a viabilizar o Plano Regional de Gestão de Resíduos Sólidos, com a instalação de uma central de incineração de resíduos sólidos e geração de energia, sepultando de vez a ideia de funcionamento de um aterro sanitário, mais conhecido como ‘lixão’, no nosso Distrito Industrial do Taboão.

A luta pela preservação ambiental é de todos nós. Nesta campanha eleitoral, temos feito nossa parte com o uso de material reciclável na confecção de banners, faixas e outros equipamentos, assim como estabelecer a posterior reutilização deles na fabricação de outros produtos, como sacolas ecológicas, por exemplo. Isso, associado à compensação ambiental que faremos. Trata-se do plantio de mudas de árvores nativas na quantidade correspondente à emissão de carbono dos itens que utilizamos na propaganda, como combustível e papel, entre outros.

Em homenagem ao dia de hoje, reforço o convite para que todos ingressem no time do bem-estar ambiental. Afinal, nossa capacidade de cuidar dos recursos naturais dirá como será a qualidade de vida das gerações futuras. O planeta está em nossas mãos. Por uma Amazônia sempre viva!

O patrimônio

A extensão da floresta amazônica abrange parte do Brasil (Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso) e de outros países da América do Sul: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador

A Amazônia representa 2/5 da América do Sul e metade do território brasileiro. E é responsável pela produção de 1/5 da água doce do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta, com uma extensão de 7 milhões de quilômetros.

Entre os principais rios que a formam estão, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas e Japurá – à esquerda; e Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá à direita.

A Amazônia está inserida em parte de oito países da América do Sul

A biodiversidade da Amazônia é formidável, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema autossustentável. São conhecidas 5 mil variedades de árvores (um único hectare chega a ter mais de 300), 60 mil de plantas, além de milhões de espécies de insetos, mais de 300 de mamíferos (62 só de primatas), mil de pássaros e 3 mil de peixes.

 

No local são encontrados mais de 300 espécies de mamíferos (62 só de primatas), mil de pássaros e mais de 3 mil de peixes.

A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de mata: igapó – solo inundado; várzea – com inundações somente em algumas épocas do ano; e de terra firme – com um solo seco e árvores que alcançam 65 metros.

O clima da região é quente e úmido, com chuvas abundantes durante todo o ano.

A Amazônia acolhe uma espetacular diversidade cultural. São cerca de 22 milhões de pessoas, incluindo 220 mil indígenas de 180 etnias distintas. A floresta é fundamental para a sobrevivência desses povos, fornecendo alimentação, moradia, utensílios e medicamentos, além de desempenhar um papel importante na sua vida espiritual.

 

Na região da Amazônia vivem cerca de 22 milhões de pessoas, incluindo 220 mil indígenas de 180 etnias distintas.

Problemas

Um sério problema enfrentado pela Amazônia nas últimas décadas é o desmatamento ilegal. Com o objetivo de retirar madeira ou ampliar áreas para pasto e plantações, muitas pessoas estão devastando a floresta amazônica. O desflorestamento afeta diretamente a fauna e a flora da região, causando danos irreversíveis ao ecossistema.

Além do desmatamento, há outros atentados contra a Amazônia, como biopirataria (contrabando de animais e de plantas), pesca e caça ilegais e sem controle, além de disputas de terras, entre outros.

História

O Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, foi instituído em 2007, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que promulgou o projeto de lei de 2003 de autoria do então deputado Humberto Miquiles (PL-AM).A data escolhida homenageia a criação da província do Amazonas por D. Pedro II, em 1850. Visa conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia para o meio ambiente, colocar em debate os atuais problemas que atingem o território, além de educar e informar, principalmente jovens e adolescentes, sobre a necessidade da preservação da floresta amazônica.

 

A planta aquática vitória-régia é um dos principais símbolos da biodiversidade da Amazônia, patrimônio mundial.