Quatinga contará com Estratégia Saúde da Família a partir de março

Notícia

O vice-prefeito Juliano Abe e a secretária municipal de Saúde, Rosângela Cunha, participaram de uma reunião com moradores do Distrito de Quatinga, nesta manhã de quarta-feira (05/02), para explicar sobre mudanças no atendimento de saúde. A partir do dia 2 de março, o Posto de Saúde de Quatinga passará a abrigar uma equipe completa da Estratégia Saúde da Família (ESF) e funcionará como unidade mista, mantendo também os atendimentos já existentes de pediatria e ginecologia.

A mudança permitirá um acréscimo de 460 consultas de clínica médica por mês, número que será somado aos atendimentos já realizados pela unidade. “Viemos aqui hoje para esclarecer todas as dúvidas de vocês e tranquilizá-los. A unidade não vai fechar e nem vai reduzir o número de profissionais. Ao contrário, irá aumentar a carga horária do médico e ainda contará com o atendimento prestado pelos agentes comunitários de saúde”, explicou Juliano Abe.

Cada equipe de ESF é composta por um médico da família, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde. Os agentes comunitários são responsáveis pelo cadastramento das famílias residentes na área de abrangência e pela busca ativa de pacientes que precisam de consulta, exame ou acompanhamento médico.

“Uma portaria do Ministério da Saúde muda o sistema de financiamento para a Atenção Básica. Antigamente o município recebia os repasses com base no número de habitantes, mas o novo modelo prevê que esse cálculo seja feito de acordo com o número de pacientes cadastrados. Por isso precisamos avançar com a oferta da Estratégia Saúde da Família na cidade”, explicou a secretária de Saúde. Ao longo de 2020, Mogi das Cruzes irá ampliar em 33% o número de equipes de ESF e Agentes Comunitários na cidade, passando de 15 para 20.

Uma das principais vantagens será o incentivo aos cuidados preventivos de saúde. “Nós brasileiros temos o costume de procurar o médico apenas quando estamos doente. Se temos dor de cabeça, queremos a consulta. Se a dor passa, não vamos mais. E é justamente esse hábito que o Governo Federal pretende mudar investimento na Estratégia Saúde da Família”, acrescentou Rosângela que, ao lado da diretora do Departamento de Rede Básica, Rebeca Barufi, esclareceu dúvidas da comunidade.

O Posto de Saúde do Quatinga funciona na rua Antônio Rosendo de Lima, 353, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.