Juliano Abe assume a Prefeitura de Mogi interinamente e comenta sobre pedágio, obras e projetos políticos

Notícia

O prefeito Juliano Abe, que responde pelo cargo até o próximo dia 11, cobra infra-estrutura no projeto da Mogi-Bertioga

pedagio mogi ecotiete

Devido a uma viagem do prefeito Marcus Melo (PSDB) à Miami, nos Estados Unidos, seu vice, Juliano Abe (MDB) ficará no comando da Prefeitura até o dia 11 deste mês. Durante este tempo, o interino afirma que dará prosseguimento às ações de governo já previamente pautadas e discutidas com o titular. Em entrevista à O Diário, Abe ressalta que Mogi das Cruzes está em um momento importante para o Projeto Eco +Tietê, além de acreditar que as chances de implementação de um pedágio na Mogi-Dutra são quase zero.

“A briga da Administração Municipal com o Governo do Estado vai até eles entenderem que não é cabível a colocação de um pedágio naquela via. Nós não vamos aceitar dentro do quilômetro 45ou de qualquer outro, porque não faz sentido. Se a alternativa fosse colocar um pedágio na Mogi-Bertioga também teríamos algumas ressalvas, porque só poderíamos aceitar desde que essa implantação estivesse atrelada a obras de infraestrutura dentro da Mogi-Bertioga, que não é o que o projeto hoje está dizendo”, frisou Abe.

O prefeito interino lembra que dentro do projeto que teve acesso – elaborado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) – estão previstos alguns viadutos que seriam instalados dentro da cidade e poucas melhorias em relação à Mogi-Bertioga, que ganharia uma terceira ou quarta faixa de rolamento em um dos lados da pista, sem que fosse efetivada, de fato, uma duplicação.

As propostas não são o suficiente e, por isso, a Prefeitura não pretende ficar apenas na negativa, mas também buscará levar ao Governo Estadual as principais demandas de mobilidade urbana de Mogi, como a finalização da Via Perimetral ou até mesmo a construção de um segundo anel que faria o “contorno” do município.

“Com isso conseguiríamos com que o município, além da Avenida das Orquídeas, contasse, por exemplo, com outra ligação com o Rodoanel, possibilitando que a Mogi-Dutra se ligue à Mogi-Bertioga sem que seja necessário passar pela nossa Perimetral, porque a Perimetral foi concebida no momento de cidade e hoje é uma avenida nossa, deixou de ser apenas um contorno. Ela está encravada no centro de Mogi, se tornou parte do nosso contexto urbano”, ressaltou o político.

Enquanto prefeito interino Abe deverá presenciar ações essenciais para dar prosseguimento ao processo burocrático Projeto Eco +Tietê. A parte técnica de projetos e análise documental já foi concluída pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a fase agora é de aprovações, principalmente por parte do Senado Federal, já que o Governo Federal é um dos avalistas do contrato de financiamento.

Precisando deste aval, Abe garante que Melo tem articulado politicamente junto a alguns senadores a fim de garantir esta aprovação antes do final deste ano e também antes do recesso parlamentar, que tem início no dia 23 de dezembro. Enquanto isso, já existem outros processos desencadeados para o Projeto, como a contratação de certos estudos e licenciamentos ambientais.

Fonte: http://www.odiariodemogi.net.br/juliano-abe-assume-a-prefeitura-de-mogi-interinamente-e-comenta-sobre-pedagio-obras-e-projetos-politicos/