Empreendedores participam de fórum

Notícia

Desenvolvimento Econômico foi tema importante

Empreendedores de diferentes segmentos da economia mogiana participaram na manhã desta terça-feira (26/11) do Fórum de Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social na Escola de Empreendedorismo e Inovação, no Centro. O evento faz parte do programa Desenvolve Mogi, que também tem em sua programação nesta sexta-feira (29/11), o Fórum de Desenvolvimento Econômico, no Club Med Lake Paradise.

O vice-prefeito Juliano Abe destacou as ações da Prefeitura e ressaltou que os fóruns são oportunidades para a construção de novas políticas públicas. “Este é o momento para construirmos juntos novas ferramentas, planejarmos o empreendedorismo e o desenvolvimento de nossa cidade. A Prefeitura tem feito seu papel com a criação de espaços como o Polo Digtal e a Escola de Empreendedorismo e o programa Desenvolve Mogi. Contamos com vocês para encontrar novos caminhos para Mogi das Cruzes”, disse.

O programa Desenvolve Mogi terá mais uma ação para fomentar a economia e o desenvolvimento mogiano. Nesta sexta-feira (29/11), das 8h30 às 12h30, no Club Med Lake Paradise, em Jundiapeba, será realizado o Fórum de Desenvolvimento Econômico. O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento de parcerias e negócios, gerando novas oportunidades de trabalho e apresentando aos participantes o que há de novo nas tendências do mercado e da economia.

Os palestrantes serão Patricia Ellen da Silva – secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Geanluca Lorenzon – diretor de Desburocratização do Ministério da Economia e Adriano Barros – vice-presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A programação conta ainda com dois painéis de debate coordenados pela jornalista Rosana Jatobá com participação dos palestrantes e de Jamyl Jarrus Junior (CCO da Movida), Adriano Machado (CEO Hoganas Sul América), Ana Helena de Andrade (VP AGCO South America), Tiago Ferreira (CEO MGITech) e Jan Eichbaum (Consul Geral de Luxemburgo).

Empreendedorismo em debate

A abertura do Fórum de Empreendedorismo, que teve como tema “O Desafio de Inovar”, contou com a palestra de Claudio Costa, diretor de Desenvolvimento Econômico e Social da Pasta, que falou sobre o programa Desenvolve Mogi. Murilo Reggiani, sócio-fundador da Vult Coméstica, empresa que hoje pertence ao O Boticário, contou como se tornou um empreendedor desde cedo e elogiou o potencial mogiano para novos negócios. “Mogi é uma cidade com uma localização geográfica fantástica e onde se pode empreender em tudo. O empreendedor deve pensar longe e construir passo a passo. Se você é apaixonado pelo que você faz e faz bem feito, o sucesso é consequência”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, reforçou a importância da parceria entre o poder público e os empreendedores. “O prefeito Marcus Melo tem feito um trabalho de aproximar a Prefeitura de quem quer empreender. Quebramos uma barreira e hoje trabalhamos juntos por meio do Desenvolve Mogi, todos com um único objetivo de trazer crescimento e desenvolvimento para nossa cidade”, disse. O diretor de Novos Negócios, Luiz Pinheiro, também comentou sobre o processo de desburocratização da Administração Municipal.

Os participantes foram divididos nos quatro eixos propostos pelo Fórum: Comunidade e Empreendedorismo Social, Sustentabilidade no Agronegócio, Competitividade Local e Produtividade e Educação Empreendedora. A questão do agronegócio contou com a participação da Secretaria de Agricultura. “Este fórum é fundamental para que a gente possa discutir as questões do desenvolvimento dos diferentes setores e sua integração”, disse o titular da Pasta, Renato Abdo. Sérgio Gromik, gerente regional do Sebrae-SP, ressaltou que o papel da instituição no fórum foi inspirar e motivar os participantes para encontrar caminhos para as demandas do empreendedorismo na cidade.

O resultado das discussões nos eixos do fórum será divulgado posteriormente. Participaram do evento o presidente do Sindicato Rural, Gildo Takeo Saito, representantes do Sincomércio, Associação Comercial de Mogi das Cruzes, AESCON, Fatec, Conselho Municipal do Idoso.

Empreenda Rápido

Nesta quarta-feira (27/11), Mogi das Cruzes recebe o programa Empreenda Rápido, uma parceria do Governo Estadual e Sebrae-SP. O evento gratuito será das 10 às 16 horas no Parque Botyra Camorim Gatti e contará com mutirão de serviços ao empreendedor, linhas de crédito pelo Banco do Povo em até 48 horas e atendimento do Sebrae-SP, oferecendo tudo o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar o seu negócio.

Os empreendedores encontrarão palestras voltadas à gestão de negócios, abertura de empresa e relacionamento com o cliente. As inscrições podem ser feitas na hora. Contará ainda com o programa Chega Mais, serviço da InvestSP destinado a pequenas e médias empresas e cadastro de MEIs pelo Sebrae-SP. (Kelli Correa Brito)