Caps Infantil e Centro de Saúde Mental terão 21 profissionais

Notícia

Unidade atenderá crianças e adolescentes que sofrem algum transtorno e poderão ter encaminhamento médico

O primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) no Alto Tietê e o Centro Municipal de Saúde Mental de Mogi das Cruzes, inaugurados ontem na rua Doutor Cândido Vieira, 556, no centro, terão em média 21 profissionais atuando nos atendimentos diários. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Aline Correa Souza, a equipe do Capsi será formada por um psiquiatra infantil, um enfermeiro, um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo e outros profissionais de nível técnico.
Já no Centro de Saúde Médica, que substitui o antigo Ambulatório Municipal de Saúde, sete médicos irão exercer as atividades, sendo eles dois psiquiatras e cinco clínicos gerais. “Além disso, três psicólogos, dois assistentes sociais, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e outros quatros auxiliares administrativos atuarão na unidade”, acrescentou a coordenadora.
Para o atendimento psicossocial infantil não é necessário que os pais tenham em mãos um encaminhamento médico de um clínico-geral. Desta forma, os responsáveis que identificarem alguma anormalidade mental nos filhos ou deficit de atenção, podem buscar auxílio diretamente na nova unidade.
No que se refere à quantidade de atendimentos, a Prefeitura de Mogi estima que sejam atendidas em média 50 crianças ou adolescentes por dia, sendo 25 no período da manhã e outras 25 na parte da tarde. Os serviços serão realizados em livre demanda, ou seja, as crianças serão acolhidas pela equipe e, posteriormente, encaminhadas aos cuidados necessários.
Também presente no primeiro dia de funcionamento da unidade, a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, agradeceu ao trabalho em conjunto do município. “A união de todas as partes municipais foi muito importante para que o novo serviço fosse concretizado. Estamos todos muitos felizes com mais esta conquista”, disse.
Para prestigiar o funcionamento público de mais um serviço aos mogianos também estavam presentes na inauguração o prefeito Marcus Melo (PSDB); o vice prefeito Juliano Abe (MDB); o chefe de gabinete Romildo Campello; o secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira; o vereador Chico Bezerra (PCdoB) e a secretária interina de Saúde, Rosângela Cunha.